CURSO DE
JOGOS DIGITAIS E DESENVOLVIMENTO DE GAMES
Destinado a todos que querem aprender a desenvolver jogos 2D para computadores com ou sem nenhum conhecimento prévio em programação. Os alunos aprenderão desde o básico da manipulação da ferramenta Unity, o básico da lógica da programação e programação orientada a objeto sempre utilizando os jogos como como exemplo. Dentro do período de aplicação do curso se faz necessário a realização de game jams para engajamento do grupo, obtenção de experiência em desenvolvimento, trabalho sob pressão e networking.
Área: Tecnologia
Nível: Curso Livre
Carga Horária: 78 h
Metodologia: Nossa escola adota uma metodologia que valoriza a experiência. Aprender fazendo é a melhor maneira para desenvolver novas competências. Associar a teoria à prática torna a programação mais dinâmica e efetiva.
Conteúdo


Módulo 1
Apresentação do curso; • Falando sobre a Unity - História, site, comunidade; • Download e instalação da Unity; • Conhecendo a interface da Unity; • Configurando a Unity; • Conhecendo a asset store; • Sites para downloads de sprites e outros assets; • Conhecendo e realizando cadastros em sites para publicação; • Game Jam;
Módulo 2
Introdução a lógica de programação. • Variáveis, tipos de dados, print, debug, atribuição de valores; • Operadores aritméticos, regras básicas de matemática; • Operadores relacionais; • Tomada de decisão – IF; • Operadores lógicos, E e OU; • Tomada de decisão switch; • Array; • While; • For e foreach;
Módulo 3
Revisão do módulo 2. • Game Object, tag, layer, transform; • Importação de assets, configuração de sprites; • Sprite renderer, propriedades, order in layer, sorting in layer; • Animator, animator controller; • Criando clipe de animação; • Animator, gerenciando animações; • Animator, gerenciando animações via script; • Mecânicas básicas do personagem;
Módulo 4
Revisão do módulo 3. • Criação do Tile Palette; • Tilemap; • Criando e configurando o grid. • Cenário Tile; • Decoração animada; • Funções para colisão e trigger; • Matriz de colisão; • LayerMask; • Raycast 2D;
Módulo 5
Revisão do módulo 4; • Interação com objetos. Send Mensage; • Interação entre scripts; • Prefab, instantiate; • MoveTowards, Set Parent; • Sistema OnWay, Effector e script; • User interface, canvas, txt; • User interface, button, scenemanagement; • Lendo e gravando dados; • Complementar Input, keycode, mouse button, clique em objetos;
Módulo 6
Revisão do módulo 5; • Movimentação da câmera, Lerp interpolação linear de vetores; • Efeito parallax; • Áudio 2 e 3D; • Coroutines; • Efeito de transição. Fade In e Fade out; • Iluminação 2D; • Inteligência artificial; • Máquina de estado; • Pause Menu;
Módulo 7
Desenvolver mini projeto. • Tipo - Endless Runner. • Brainstorm. • Coleta de assets - Gráficos, áudios, efeitos, hud. • GDD. • Construção do projeto;
Módulo 8
Desenvolver mini projeto. • Tipo - One Touch (Flappy Birds). • Brainstorm. • Coleta de assets - Gráficos, áudios, efeitos, hud. • GDD. • Construção do projeto;
Módulo 9
Desenvolver mini projeto. • Tipo - Quiz. • Brainstorm. • Coleta de assets - Gráficos, áudios, efeitos, hud. • GDD. • Construção do projeto;
Módulo 10
Desenvolver mini projeto. • Tipo - Space Shooter. • Brainstorm. • Coleta de assets - Gráficos, áudios, efeitos, hud. • GDD. • Construção do projeto;
Módulo 11
Desenvolver mini projeto. • Tipo - Plataforma. • Brainstorm. • Coleta de assets - Gráficos, áudios, efeitos, hud. • GDD. • Construção do projeto;
Módulo 12
Desenvolver mini projeto. • Tipo - Beat’ n Up. • Brainstorm. • Coleta de assets - Gráficos, áudios, efeitos, hud. • GDD. • Construção do projeto;
Módulo 13
Desenvolver mini projeto. • Tipo - 2 Jogadores. • Brainstorm. • Coleta de assets - Gráficos, áudios, efeitos, hud. • GDD. • Construção do projeto;
Mercado de Trabalho


A área de Jogos Digitais no Brasil está em expansão e o mercado consumidor destes jogos tem crescido a cada ano. Atualmente o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de videogames do mundo. O mercado dos jogos eletrônicos está ganhando tanto espaço hoje em dia que a indústria cinematográfica preocupa-se em criar filmes com roteiros que possam ser convertidos em games. Grande parte da indústria de Jogos Digitais é focada no tradicional mercado de entretenimento
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